Novo algoritmo do Google foca em sites Mobile-Friendly
04/05/15
O Google lançou em 21/04/2015 o seu novo algoritmo que visa a melhor experiência do usuário para em dispositivos móveis/mobile, onde uma grande fatia de acessos já é feita através destes dispositivos, então porque não priorizar sites que sejam responsivos ou adaptáveis a estes dispositivos?
Pensando nisso o Google anunciou em seu blog que sites que tenham recursos que gerem uma experiência positiva para usuários mobile terão preferência nas buscas, o que pode ser catastrófico para aqueles que já conseguiram uma boa colocação nos resultados orgânicos do Google, pois seus concorrentes poderão melhorar de posição. O Google informa que as buscas afetadas, ou seja, o ranking seria alterado apenas para buscas por mobile, mas é sabido que podem afetar como uma "nota" do site de uma maneira geral.
Mas como saber se meu site é responsivo ou compatível com o novo algoritmo do Google?
O Google disponibilizou um link que testa esta informação, basta acessar: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/ e você saberá se o seu site está preparado para mobile-friendly. Destacamos que alguns sites podem aparecer como não sendo responsivos por outros motivos, como por exemplo, arquivo robots.txt configurado de maneira incorreta, o que faz com que os robôs do Google não consigam acessar a página.
Outra forma de ficar atento é através da ferramenta Google Webmaster Tools, que precisa estar configurada para que você possa colher estas informações (Há a necessidade de confirmar que o site é de sua propriedade através de algumas verificações).
Deseja criar um site mobile? Solicite um orçamento com a Superix