Skip to main content
Quais as diferenças entre site, hotsite, blog, landing page e e-commerce?

Quais as diferenças entre site, hotsite, blog, landing page e e-commerce?

23/09/21

Não importa se você é dono de uma grande empresa ou se possui um pequeno negócio, atualmente, marcar presença na internet é fundamental para quem quer ganhar autoridade com a marca e investir no marketing da empresa.

Mas qual a melhor forma de fazer isso? Devo criar um site? Um blog? Uma landing-page? Aliás, o que cada um desses conceitos significa?

Não se preocupe. Nesse post vamos abordar sobre cada tipo de plataforma que você pode ter no meio digital. Timtim por timtim. Além disso, você vai conhecer os recursos que auxiliam na otimização de sites e as principais estratégias de marketing digital.

Ao fim da leitura, analisar qual página combina mais com o seu negócio será uma tarefa fácil. Está preparado? Confira!

Site

Site é uma abreviação de website. Refere-se a todas as páginas hospedadas em um único domínio. É o endereço online da sua empresa, o principal espaço de comunicação com clientes e visitantes.

Possuir um site na internet é a forma mais fácil de ser encontrado nos mecanismos de busca nos dias de hoje. Por isso, é importante que o seu site seja completo, com todas as informações necessárias para o visitante se interessar pela sua marca.

Quando se fala em criação de sites, o foco deve ser trabalhar os principais aspectos da empresa em um único espaço, de forma organizada, com categorias sobre produtos, serviços, informações institucionais e contato.

Em geral, um site pode ser de cunho institucional ou comercial, possuir grande quantidade de informação e ficar publicado por tempo indeterminado.

Hotsite

O hotsite tem como finalidade promover alguma ação, produto ou serviço, por um período limitado. Ou seja, ao contrário do site, o hotsite é provisório, o que não significa que é uma opção a ser desconsiderada.

Essa estratégia é útil em casos de lançamento de produtos, promoções, eventos, campanhas de conscientização, entre outros. Como são questões sazonais, é interessante criar páginas específicas para trabalhá-las.

A criação de um hotsite, muitas vezes, tem o intuito de segmentar o tráfego do site quanto a ações específicas. Imagine que você está promovendo uma campanha de produtos, com diversas ofertas no site. O alto número de acessos na página pode a deixar com a velocidade de carregamento mais lenta, ou ainda, fazer com que o site trave.

Ao criar um hotsite, você evita que isso aconteça. Já que o tráfego da campanha será direcionado a outra página.

Blog

O blog já deixou de ser uma plataforma de uso exclusivo de influenciadores e escritores. Não que esse público tenha o abandonado, pelo contrário, muitas pessoas ainda utilizam esse espaço como diário pessoal, para compartilhar experiências e ideias. Entretanto, ele também se tornou parte de estratégias de marketing digital.

Muitas agências de criação de sites sugerem a inclusão de um blog dentro da página institucional de uma empresa, isso porque, gerar conteúdo relevante e que tenha afinidade com o seu segmento pode atrair visitantes e clientes em potencial.

Sendo assim, publicar artigos periodicamente, os chamados posts, pode alavancar o seu site, principalmente através de otimização SEO, com uso de palavras-chave e estruturação de texto.

Landing page

Landing page, em tradução livre do inglês, significa página de pouso, ou seja, é uma página de destino para qual o usuário é direcionado e pode entrar em contato com a empresa.

O objetivo dessa página é converter visitantes por meio de call-to-action (chamada para ação), ou seja, disponibilizar material de relevância para o público. Páginas que solicitam cadastro em troca de download de e-book, cursos ou qualquer outro tipo de material podem ser chamadas de landing pages.

Para criar uma landing page adequada é importante se atentar às informações disponíveis no formulário, prezando sempre pela objetividade e facilitando o preenchimento dos dados. Além disso, personalizar a página com fotos e um layout atraente também pode auxiliar a obter conversões.

Empresas de desenvolvimento de sites, como a Superix, são capazes de criar páginas responsivas, de fácil utilização e pré-otimizadas.

E-commerce

E-commerce refere-se à comercialização de produtos e serviços no meio digital. É possível realizar o comércio por diferentes canais de venda, como marketplaces e vendas por redes sociais. No entanto, o principal é a loja virtual.

Por meio desta plataforma, você consegue expor seus produtos para venda, facilitando acessos e compras feitas por visitantes. As transações financeiras podem ser feitas através de dispositivos móveis ou computadores.

No caso de abrir uma loja virtual, é importante que você busque por uma agência de criação de sites especializada nesse tipo de serviço. Isso porque, o processo para criar uma loja virtual se difere um pouco dos outros itens, já que a plataforma deve ter outras funcionalidades, como sistemas de pagamento, frete, entre outros.

Conclusão

Ficou claro? Espero que sim. Se você ainda está em dúvida sobre qual a melhor estratégia para o seu negócio, entre em contato com a Superix.

A agência tem mais de 15 anos no mercado. Atuamos na criação de sites, lojas virtuais, blogs personalizados e consultoria SEO. Peça já um orçamento.